• Dra. Léa Mara Moraes

Quem deve fazer harmonização facial? Entenda.

Harmonização facial é a nova febre em procedimentos estéticos. De uns meses para cá, várias personalidades exibiram nas redes sociais e na imprensa os resultados do novo visual.

Diversas matérias têm sido publicadas na mídia, mas nem todas com informações confiáveis. Em muitas dessas publicações, as fontes que falam sobre harmonização facial não são especialistas. Que profissional deve, afinal, realizar uma harmonização facial?


Profissional qualificado


Para responder essa pergunta, primeiro é interessante deixar claro que harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos na face que inclui vários deles, dependendo da análise do profissional e do objetivo do paciente. Bichectomia, cirurgia de pálpebra ou blefaroplastia, implantes faciais, lifting facial, lifting de sobrancelhas, cirurgia de queixo ou mentoplastia, cirurgia de orelha, cirurgia de nariz ou rinoplastia, lifting de testa, além de aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico são alguns dos procedimentos que podem ser realizados na harmonização facial e todos eles são considerados ato médico, de acordo com a Lei 12842/13, mais conhecida como Lei do Ato Médico e devem, portanto, ser realizados somente por médicos especialistas e habilitados: cirurgião plástico e dermatologista, para alguns procedimentos. Porém, o preenchimento com ácido hialurônico pode ser realizado com diversas técnicas de diferentes nomes, sem ser, necessariamente, chamado de harmonização facial.


Por que então vários outros profissionais realizam esses procedimentos? Essa é uma boa pergunta, mas que não temos a resposta. Aplicação de toxina botulínica e preenchimento facial, por exemplo, são procedimentos considerados minimamente invasivos, porém, qualquer complicação que haja pode trazer consequências graves para o paciente se não estiver nas mãos de um profissional que está habilitado para lidar com intercorrências: o médico especialista. Então, se invertermos a pergunta, por que o paciente deve procurar um cirurgião plástico para realizar uma harmonização facial, teremos a resposta: porque é um profissional que estudou no mínimo 11 anos e está habilitado para realizar qualquer procedimento estético, assim como eventuais complicações que podem ocorrer.


Não existe milagre


Infelizmente na internet existem diversos profissionais médicos não especialistas ou não médicos que querem vender milagres. Recentemente a SBCP lançou a campanha: “Não existe milagre: existe ciência, responsabilidade e especialização” que tem objetivo de alertar as pessoas a não acreditarem em promessas de resultados milagrosas, anunciadas em fotos de antes e depois, pois elas podem ser manipuladas e porque não é possível garantir resultados em medicina, uma vez que cada organismo responde de uma maneira, não só na cirurgia plástica, como em qualquer especialidade médica. Exatamente por isso, o Conselho Federal de Medicina proíbe que fotos de antes e depois sejam divulgadas.


Dados estatísticos


Não é difícil achar na internet matérias citando dados da SBCP sobre aumento de 255%, 180% e até 400% de harmonização facial de 2019 para 2020, o que é mentira! Como harmonização facial é um conjunto de procedimentos, não existe no Censo da SBCP qualquer menção a harmonização facial. O que temos são dados separados por procedimento. Então, se você ler algum dado estatístico de harmonização facial creditado a SBCP, é um dado falso. Lembrando que todos os dados estatísticos da SBCP estão disponíveis para consulta no site http://www2.cirurgiaplastica.org.br/pesquisas


Não corra riscos


Como dito anteriormente, um cirurgião plástico demora pelo menos 11 anos para obter um título de especialista e poder atuar como cirurgião plástico e isso não é por acaso. Ao abrir mão de consultar um médico especialista habilitado para realizar um procedimento de cirurgia plástica, o paciente está colocando a sua saúde e vida em risco: desde uma intercorrência contornável, passando por necrose de tecidos, deformações ou ainda evoluir para óbito.


Texto adaptado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Consultório

Segunda a Sexta-Feira

10h às 16h

Rua Mamoré, 479 - Mercês

80510-362 - Curitiba - PR

Clínicas

Lipoplastic

Los Angeles

  • Facebook - Círculo Branco

Convênios

UNIMED
SULAMÉRICA
GEAP 
ITAIPU