top of page
  • Dra. Léa Mara Moraes

Mommy Makeover: entenda sobre a cirurgia das mamães



Ser mãe é uma das experiências mais maravilhosas que uma mulher poderá ter na vida. Porém, são muitas as alterações que o corpo sofre no período de gestação e pós-parto, sendo que as áreas mais diretamente afetadas são o abdômen e as mamas, mas outras também podem sofrer, dependendo do ganho de peso.


Para as mamães que sentirem a necessidade de ter o seu corpo restabelecido após o parto existe o Mommy Makeover, um conjunto de cirurgias plásticas cujo objetivo é devolver a beleza e harmonia corporal.


O que é Mommy Makeover?

Mommy Makeover é uma expressão criada nos Estados Unidos para designar o conjunto de cirurgias realizadas pelas “mamães”, após passarem pelo período de gestação e puerpério. Ao “pé da letra”, makeover significa reforma, transformação. Assim, esta expressão significa que envolve um conjunto de procedimentos que visam a melhora do contorno corporal.


Quais cirurgias compõem o Mommy Makeover?

As cirurgias mais comuns de ‘Mommy Makeover’ são as mamoplastias, seja para implante ou não de prótese, as abdominoplastias e as lipoaspirações.

Nas mamas, pode ocorrer redução ou aumento de volume no pós-parto, independente da amamentação. Para as “mamães” que sofreram uma redução de volume mamário, é indicado o implante de silicone, acompanhado ou não de mastopexia (suspensão das mamas). Já outras mulheres, após o período gestacional, têm suas mamas aumentadas, e desejam reduzi-las.


Quanto à região abdominal, o procedimento e o resultado também são variáveis. Devido à distensão causada pela gravidez, a maioria das mulheres apresentam algum grau de diástase (separação dos músculos retos abdominais). Se a flacidez for mais acentuada, pode ser necessária uma abdominoplastia, miniabdominoplastia ou uma lipoaspiração.


O procedimento indicado vai depender do grau de flacidez de pele, pois é importante avaliar a intenção de ter ou não uma nova gestação, não que a cirurgia possa impedi-la, mas porque alguma perda de resultado inevitavelmente acontecerá, uma vez que a área operada (mama ou abdômen) vão sofrer nova distensão.


A lipoaspiração é comumente associada a esses procedimentos, mas nunca com o objetivo de emagrecimento, e sim pela melhora do contorno corporal, para se livrar de “algumas gordurinhas” localizadas, que se acumulam após toda a transformação causada pela gestação.


Cirurgias combinadas

Neste processo de Mommy Makeover, é possível realizar as três cirurgias de uma só vez, as chamadas cirurgias associadas ou combinadas. Porém, é necessário que a mamãe esteja com saúde impecável e a realização de uma série de exames para a verificação. Caso contrário, será preciso o adiamento ou a realização das cirurgias em tempos distintos.


Outros procedimentos não cirúrgicos também podem ser aliados nesse processo, pois, em geral, não se recomenda o uso de toxina botulínica ou outros produtos injetáveis, como preenchedores, no período gestacional. Sendo assim, após as "mamães" pararem de amamentar, podem procurar por esses tratamentos novamente.


Qual o momento adequado para a realização do mommy makeover?

Em geral, deve-se aguardar pelo menos seis meses após o parto, assim como três meses após o término da amamentação, para a realização do Mommy Makeover. Também é importante a perda de pelo menos parte do peso adquirido na gestação, tendo um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30.


Vale lembrar que embora o Mommy Makeover seja um conjunto de tratamentos, o médico deve avaliar e entender qual o melhor protocolo para cada paciente, pois cada mamãe passará por uma transformação e cada corpo é único na hora de fazer o planejamento cirúrgico.


Você deseja passar por essa transformação também? Agende a sua consulta!


Comments


bottom of page