top of page
  • Dra. Léa Mara Moraes

Como se preparar psicologicamente para uma cirurgia plástica?



Passar por uma cirurgia plástica é o sonho de muitas pessoas, afinal, sempre tem algo no corpo ou na face que não nos agrada, não é mesmo? Mas a verdade é que essa é uma decisão que deve ser tomada com cautela, já que trata-se de um procedimento invasivo, que requer preparação, principalmente psicológica.


E é justamente sobre essa preparação psicológica que nós vamos falar hoje. Acompanhe!


Por que devo me preparar psicologicamente para a cirurgia plástica?

A preparação psicológica é um fator muito importante e determinante para o sucesso de uma cirurgia plástica, uma vez que você estará preparado(a) para passar por todas as etapas (pré-cirúrgico, cirurgia e pós-cirúrgico) da melhor maneira possível, sem altos níveis de estresse.


Mas como fazer essa preparação psicológica para a cirurgia plástica?


Escolha bem o cirurgião

Pesquisar e escolher um cirurgião plástico bem recomendado e que seja credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é um passo muito importante para iniciar a sua preparação psicológica para a cirurgia plástica.


Isso porque, apenas um profissional capacitado é capaz de tirar todas as suas dúvidas e indicar o melhor procedimento para o seu caso, já que esses profissionais têm tempo de experiência suficiente e formação específica para serem reconhecidos pela SBCP.


Alie as expectativas

Depois de feita a escolha do cirurgião, é hora de aliar as expectativas à realidade que lhe será apresentada, pois é muito comum os pacientes chegarem ao consultório com um sonho impossível de ser realizado, pelo menos não em totalidade, e sair decepcionado com o resultado justamente por não estar preparado psicologicamente para a cirurgia plástica adequada ao seu biotipo e suas limitações.


Entenda com detalhes todas as etapas

Como comentamos anteriormente, um profissional capacitado poderá tirar todas as suas dúvidas e explicar, com detalhes, tudo sobre o procedimento e método escolhido para a realização da cirurgia plástica.


E pode ter certeza que entender sobre tudo isso, desde o pré-operatório até o pós-cirúrgico, é crucial para que o paciente se sinta mais seguro e, consequentemente, melhor preparado psicologicamente.


Além de pedir explicações ao médico, você pode conversar com pessoas que passaram pelo mesmo procedimento e método. Essa troca de experiência também é importante para o processo de preparação psicológica!


Converse com os familiares

Manter uma relação amistosa e de diálogo com os familiares é essencial para se preparar psicologicamente para uma cirurgia plástica, pois a família é sempre um ponto de apoio e, além disso, provavelmente alguns deles serão os principais auxiliares no pós-operatório.


Então, busque conversar sobre as suas expectativas, sobre as etapas do procedimento e sobre qualquer incômodo ou dúvida que você possa ter no decorrer de todo esse processo. Certifique-se também que eles tenham os principais contatos da equipe cirúrgica, para qualquer eventualidade.


Organize a sua rotina

Sabemos que uma cirurgia plástica é um procedimento invasivo, que requer cuidados específicos e restrições no período pós-operatório. Por isso, é importante organizar a sua rotina, desde as questões relacionadas ao trabalho até o local onde você vai passar os dias de pós-cirúrgico.


→ Prepare um ambiente acolhedor e confortável para te receber;

→ conte com a ajuda de alguém para ficar responsável pela organização da casa e pelos filhos e pets, caso os tenha.

→ contrate um fisioterapeuta para a aplicação de taping e/ou outros procedimentos que auxiliem na recuperação e cicatrização;

→ adquira todos os acessórios e itens necessários com antecedência e deixe tudo separado;

→ faça uma lista para a compra dos alimentos liberados para a dieta;

→ liste suas séries e filmes favoritos para passar esses dias!


Agora que você já sabe o quão importante é se preparar psicologicamente para a cirurgia plástica e, o mais importante, o passo a passo para fazer isso, é hora de agendar a sua consulta sem medo e dar início a todo esse processo!


Comments


bottom of page