top of page

Cervicoplastia: entenda tudo sobre o procedimento


Quem nunca se incomodou com a famosa ‘papada’ abaixo do queixo? A boa notícia é que essa gordura e ‘dobrinha’ que se formam no local podem ser eliminadas por meio de um procedimento cirúrgico: a cervicoplastia. 


Mas não se confunda, a cervicoplastia é diferente da lipoaspiração de papada, método que também remove o excesso de gordura da região inferior da face, abaixo da mandíbula.

Neste post, vamos nos dedicar aos detalhes da cervicoplastia. Acompanhe!


O que é a cervicoplastia?

A cervicoplastia é um procedimento cirúrgico capaz de retirar a gordura, eliminar a papada e tratar a flacidez da região abaixo do queixo. Também conhecido por lifting cérvico-facial ou cirurgia plástica do pescoço, a cervicoplastia é um método que aperfeiçoa o contorno do pescoço e o torna mais harmonioso em relação à face.


Quando a cervicoplastia é indicada?

A cervicoplastia geralmente é indicada para pessoas que perderam a sustentação da região do pescoço, seja pela idade ou condições genéticas, como quando os pacientes possuem tendência a acumular gordura e flacidez na região. 


Em resumo, são candidatos à cervicoplastia paciente que:


  • possuem excesso de gordura no pescoço;

  • possuem flacidez na região abaixo do queixo;

  • é possível observar linhas verticais no pescoço;

  • não conseguem mais visualizar a linha da mandíbula ou a transição bem definida entre o pescoço e o queixo.

Como é o procedimento?

Assim como toda cirurgia plástica, a cervicoplastia pode ser realizada a partir de várias técnicas. Por isso, a indicação, assim como as limitações e resultados esperados, devem ser discutidos entre paciente e cirurgião em consultas pré-operatórias individuais. 


Entre as técnicas, pode ser necessário um corte abaixo do queixo, em casos de afastamento dos músculos do pescoço. Já nos casos em que há muito excesso de pele pode ser indicada a remoção de pele através de uma incisão atrás das orelhas.


Mas em qualquer uma, as cicatrizes são discretas e o pós-operatório é tranquilo. Por essas razões, a cervicoplastia é uma ótima opção para quem deseja se livrar desse incômodo que é a ‘papada’ e restabelecer a autoestima.


Pós-operatório e resultado

Depois de passar pela cervicoplastia, o paciente fica internado na clínica por pelo menos 24h para acompanhamento do pós-operatório imediato. Em casa, é necessário seguir as orientações do cirurgião, que são:


  • comparecer às consultas de retorno;

  • ingerir corretamente a medicação prescrita;

  • realizar os curativos de forma adequada;

  • manter o uso de bandagens indicadas;

  • suspender atividades físicas por 60 dias;

  • dormir com o rosto para cima;

  • não se expor ao sol por pelo menos 60 dias;

  • evitar alimentos quentes ou que exijam mastigação excessiva nos primeiros dias após a cirurgia;

  • evitar o cigarro por até 15 dias antes e depois da cirurgia.

Seguindo todas as recomendações corretamente, os primeiros resultados começam a aparecer a partir de três semanas após a realização do procedimento, podendo o resultado final ser observado a partir de três meses. 


Agora que você já conhece um pouco sobre a cervicoplastia, vamos conversar mais sobre suas expectativas? Agende uma consulta para, juntas, avaliarmos a melhor opção para o seu caso! 

 

Comments


bottom of page