top of page
  • Dra. Léa Mara Moraes

Rejuvenescimento facial: quais as opções mais buscadas?


A busca pela beleza é uma corrida constante, que envolve homens e mulheres de todas as idades e os mais variados procedimentos estéticos. Mas hoje vamos falar sobre o rejuvenescimento facial e quais as principais opções disponíveis. 


Mas antes de falarmos sobre as opções, vamos entender um pouco mais sobre o processo de envelhecimento?


Etapas do envelhecimento da pele

Você sabia que os sinais de envelhecimento começam a aparecer a partir dos 25 anos de idade? Esse é o momento em que a flacidez e as manchas surgem, pois vários processos internos acontecem em todas as camadas da pele. 


A partir dos 25 anos a renovação celular passa a ser lenta e inicia o processo de perda de colágeno e das fibras de elastina. Com isso, começam a surgir as linhas de expressão, que acompanham o movimento muscular, e a pele começa a ficar menos viçosa e mais ressecada. 


A segunda fase do envelhecimento da pele acontece geralmente entre os 35 e 45 anos, quando a perda do colágeno se torna mais acentuada e, além disso, os maus hábitos podem influenciar. É nesta época que os fumantes e as pessoas que não passam protetor solar ou bebem pouca água começam a sentir os efeitos disso na pele. 


Após os 45 anos de idade inicia-se a última fase do envelhecimento da pele: a perda da densidade e do contorno facial, pois na pele madura o metabolismo das células é ainda menor e produção de colágeno cai consideravelmente. 


Tratamentos para o rejuvenescimento facial

Agora que já falamos um pouco sobre as fases de envelhecimento da pele, vamos aos tratamentos disponíveis para tratar ou prevenir isso.


Peeling com Laser CO₂ Fracionado

O tratamento de peeling com CO₂ fracionado auxilia na prevenção do envelhecimento da pele, assim como ajuda a tratar peles em estágios de envelhecimento iniciais.


Como funciona?

O laser é posicionado na área que será tratada, aquecendo a região e as moléculas de água da pele, que são vaporizadas e perdem volume. Quando isso acontece as células da pele se retraem, obrigando a pele a se reorganizar. 


Esse processo incentiva a produção de colágeno e renovação celular da região. O resultado é a diminuição das manchas, da flacidez, das cicatrizes e, até mesmo, das estrias, aumentando a saudabilidade da pele. 


Lifting Facial

Para tratar o envelhecimento facial mais acentuado, o lifting facial é a melhor opção. Uma cirurgia plástica em que a pele é descolada dos músculos para tratar essa flacidez e depois reposicionada, deixando uma cicatriz na região das orelhas ou nuca e têmporas. 

Aqui, no consultório, geralmente indicamos o lifting para pacientes com mais de 40 anos, depois de consulta individual detalhada, por se tratar de uma intervenção cirúrgica, que exige mais cuidados e uma maior preparação. 


Blefaroplastia 

Muitas vezes o envelhecimento facial é acentuado em áreas específicas do rosto, como na região dos olhos. Nesses casos,  blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras, pode ser uma aliada, pois é destinada a remover a pele enrugada e descaída das pálpebras superiores e/ou inferiores.


Agora que você já conhece as principais opções para o rejuvenescimento facial, agende a sua consulta para, juntos, avaliarmos qual é a melhor opção para o seu caso.

 

bottom of page