• Dra. Léa Mara Moraes

Como fica a gravidez depois da Abdominoplastia?


A questão da gravidez após a realização de um procedimento como abdominoplastia sempre foi um tema bastante controverso, mas recentemente houve mudanças no posicionamento dos cirurgiões plásticos, em especial, pelos casos de pacientes jovens que realizam o procedimento após grandes perdas de peso como nos casos de cirurgia bariátrica.

Confira o que mudou nesse posicionamento.

A abdominoplastia prejudica a gravidez?

Friso a todas as minhas pacientes que a gravidez não sofre qualquer alteração, ela segue o seu curso natural, assim como o desenvolvimento do bebê que ocorre normalmente. O que pode ocorrer é que dependendo do nível de flacidez após a gestação, pode ser necessário uma nova correção.

É preciso esperar algum tempo?

A abdominoplastia pode ser realizada antes ou depois da gravidez, mas depois da cirurgia é indicado esperar cerca de um ano para engravidar, e não traz nenhum tipo de risco para o desenvolvimento ou saúde do bebê durante a gestação. 

Como é o procedimento de abdominoplastia? 

Na abdominoplastia, o cirurgião plástico retira a gordura e o excesso de pele localizada entre o umbigo e a região pubiana e, em alguns casos, costura o músculo reto abdominal para que o abdômen fique mais firme. Geralmente, é realiza a abdominoplastia juntamente com uma lipoaspiração para que possa ser retirada a gordura acumulada na região do estômago e nas laterais do corpo.

Principais diferenças da gravidez após a abdominoplastia

A gravidez depois da abdominoplastia pode apresentar algumas diferenças como:

· É comum a mulher sentir a barriga dolorida como se tivesse feito muitos exercícios abdominais;

· O risco de estrias pode ser maior, devido a correção anterior de flacidez. Mas, a pele continua esticando normalmente. O indicado é hidratar a pele constantemente para não romper e evitar o surgimento de novas estrias.

· O parto pode ser normal ou cesárea, e o corte da cesariana não interfere em nada com a cirurgia plástica;

· O fato de ter feito uma abdominoplastia não impede uma nova gestação, pois ela não altera o funcionamento dos órgãos reprodutores e a pele, por mais esticada que esteja também possui a capacidade de esticar-se ainda mais. 

A barriga volta ao normal depois da gravidez?


Se o ganho de peso durante a gravidez for adequado, entre 9 e 11 Kg, a aparência da barriga pode ser muito próxima do que era antes de engravidar. No entanto, a abdominoplastia não impede o aparecimento de estrias, e além disso, o acúmulo de gordura pode aumentar o volume abdominal, comprometendo o resultado da cirurgia plástica no abdômen feita antes da gravidez.


É importante frisar, também, que a realização da abdominoplastia em pacientes jovens que nunca engravidaram não é um procedimento de rotina. Por isso, é essencial que a indicação do procedimento seja avaliada com muito critério.


Possui outras dúvidas? Estou à disposição para conversarmos: https://materiais.leamaramoraes.com.br/agenda-online

Dra. Léa Mara Moraes, cirurgiã plástica 

CRM-PR 10.492 

RQE Nº: 4410 (CIRURGIA PLÁSTICA) 

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Consultório

Segunda a Sexta-Feira

10h às 16h

Rua Mamoré, 479 - Mercês

80510-362 - Curitiba - PR

Clínicas

Lipoplastic

Los Angeles

  • Facebook - Círculo Branco

Convênios

UNIMED
SULAMÉRICA
GEAP 
ITAIPU