top of page
  • Dra. Léa Mara Moraes

Cuidados que antecedem a Cirurgia Plástica

Atualizado: 28 de fev. de 2020

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo no consultório são os cuidados que as pacientes precisam tomar um dia antes de realizar a tão planejada cirurgia plástica. Embora eu sempre enfatize que cada caso e cada procedimento exige cuidados específicos, há algumas recomendações que servem para todos os pacientes. Conheça algumas:




Alimentação

É imprescindível manter uma boa alimentação antes e depois de um procedimento, mas na véspera de uma operação cirúrgica é recomendado que o paciente faça uma dieta leve tanto no almoço como no jantar. Escolha alimentos grelhados, saladas, legumes e evite comidas pesadas e gordurosas.


Higiene corporal

Com relação a higiene, o paciente pode tomar banho normalmente e, inclusive, lavar os cabelos. Deve ser evitado apenas o uso de hidratantes corporais e óleos sobre a pele para que a marcação com caneta não seja prejudicada. Além disso, é imprescindível retirar todos os objetos metálicos como brincos e piercings e não esquecer de retirar o esmalte da unha. É recomendado ainda evitar o uso de maquiagens e perfume.


Quadro clínico

Como os exames pré-operatórios são realizados com antecedência é indispensável que o paciente comunique a médica cirurgiã plástica qualquer alteração de saúde incluindo gripe, infecção de garganta, gastroenterite, reações alérgicas ou qualquer mudança em seu quadro clínico.


Jejum

O jejum absoluto é uma exigência para a realização dos procedimentos, portanto é preciso que o paciente respeite o período estabelecido pela médica e comunique a equipe antes de realizar a cirurgia.


O que levar no dia?

Chegue com antecedência no dia de sua cirurgia plástica, para evitar atrasos e imprevistos. Em sua mala leve itens de higiene pessoal como escova de dentes, pasta de dente, sabonete, shampoo, escova de cabelo. Não esqueça de levar também uma muda de roupa fácil de vestir, portanto opte por peças mais largas ou abertas. Outro item importante é levar chinelos para o conforto do paciente e segurança até na hora do banho.


Possui outras dúvidas? Estou à disposição para conversarmos: https://materiais.leamaramoraes.com.br/agenda-online


 

Dra. Léa Mara Moraes, cirurgiã plástica CRM-PR 10.492 RQE Nº: 4410 (CIRURGIA PLÁSTICA) Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


IMPORTANTE: se você deseja se submeter à alguma cirurgia plástica, lembre-se que para a sua segurança a recomendação é a de sempre procurar por médicos certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

bottom of page