O bom resultado de uma cirurgia plástica não depende apenas do procedimento, mas dos cuidados pós-cirúrgicos.
Quando se pensa em fazer uma cirurgia plástica, alguns fatores são essenciais, como estar em boa saúde,fazer os exames pré-operatórios e certificar-se de que o médico de sua escolha é Certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Porém , o resultado não depende somente disso. Existem alguns cuidados que são importantes que sejam seguidos. Selecionei quais eu sempre recomendo aos meus pacientes. Confira:
Prevenção de tromboses
Para a maioria das cirurgias, a prevenção da trombose venosa (causadora da embolia pulmonar) é altamente recomendada. Em alguns casos recomenda-se o uso da meia elástica, em outros a anticoagulação através de medicamentos que “afinam o sangue” podem ser necessários.
Mas é muito importante que a paciente não fique em repouso absoluto, no leito, é recomendado caminhadas leves conforme a orientação, para uma melhor circulação sanguínea nos membros inferiores.
Dieta alimentar
A dieta neste período, em geral,não tem restrições, mas sim recomendações. Entre elas eu indico a ingestão de 2 litros de água por dia, ingerir alimentos ricos em ferro e proteínas, e alimentos ricos em fibras para garantir um bom funcionamento intestinal.
Banho
O banho no pós-operatório vai depender do tipo de cirurgia que foi realizada. Em alguns casos, já pode ser liberado com 24hs, em outros somente após a retirada dos drenos, caso estes sejam utilizados.Explicações específicas sobre curativos e drenos são melhor detalhadas pelo seu cirurgião duramente consulta.
Atividades Físicas
Quanto ao retorno às atividades físicas, também vai depender da cirurgia realizada. Algumas cirurgias, como blefaroplastia e lipoaspiração podem ter liberação para atividades leves já com 15 dias, enquanto outras como mamoplastias e abdominoplastias necessitarão de um afastamento de uns 45 a 60 dias.
Já nas cirurgias em que é necessário o uso de cintas, estas geralmente são recomendadas por um período de 60 dias.
Exposição solar
O cuidado com a exposição solar é muito solicitado na maioria dos pós-operatórios, pois a incidência do sol sobre as cicatrizes e áreas arroxeadas podem ocasionar manchas na pele. Este período também será variável, dependendo da incidência ser diretamente sobre a área operada, ou em outras áreas.
Cirurgias na face
As cirurgias de face podem ter alguns detalhes diferentes, que também são melhor detalhados no período pós-operatório ou nas consultas que antecedem a cirurgia.
O importante é que o (a) paciente não vá para a cirurgia com nenhuma dúvida, e que tenha oportunidade de esclarecê-las com seu médico.
LEMBRE-SE: O resultado e a recuperação de uma cirurgia dependem não só da técnica e cuidados tomados pelo cirurgião, mas também dos cuidados tomados pelos pacientes, respeitando características individuais
Possui outras dúvidas? Estou à disposição para conversarmos: https://materiais.leamaramoraes.com.br/agenda-online
Dra. Léa Mara Moraes, cirurgiã plástica
CRM-PR 10.492
RQE Nº: 4410 (CIRURGIA PLÁSTICA)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Comments