top of page
  • Dra. Léa Mara Moraes

Mastopexia com troca de prótese ou explante?

Procedimentos comumente realizados por nós, cirurgiões, é uma escolha para algumas mulheres que passaram por uma mamoplastia de aumento há muitos anos


Mulher branca tem as mamas enfaixadas com uma faixa por alguém com luvas brancas

É muito comum a procura por reoperações de mama, principalmente em mulheres que colocaram suas próteses há mais de 10 anos. Elas escolhem entre a mastopexia com troca de prótese e o explante de silicone. Mas quais as características de cada procedimento e qual a melhor opção? É sobre isso que vamos falar!


Porém, antes de entrarmos nesses detalhes, você deve estar se perguntando: as próteses não são definitivas? A verdade é que não podemos afirmar isto. As próteses sofrem um desgaste próprio do material, que pode causar rotura ou “encapsulamento” ao longo dos anos. Dez anos não é uma previsão absoluta, mas um alerta para a necessidade de verificar a integridade delas com o passar do tempo.


O que é mastopexia com troca de prótese?

A mastopexia em geral é um procedimento realizado por aquelas que querem redesenhar o formato dos seios, corrigindo a flacidez. Também conhecida como lifting de mama, a cirurgia está entre as dez mais realizadas pelas mulheres brasileiras.


O método consiste em reposicionar o tecido mamário e diminuir a circunferência da aréola, realizando, assim, o rejuvenescimento. Para isso, realizamos a remoção do tecido mamário excedente e comprimimos a pele que restou para garantir o reposicionamento e harmonia do desenho da mama.


Na mastopexia aliada à troca de prótese, além desses procedimentos que citamos acima, é feita a retirada e substituição da prótese, cujas características são previamente definidas entre cirurgião e paciente.


O que é explante de prótese?

O explante de prótese é a remoção total da prótese de silicone. Um procedimento que, na maioria das vezes, pode ser feito pela mesma cicatriz da cirurgia anterior.

É importante lembrar que com a retirada da prótese, o seio pode apresentar certa flacidez, que pode ser corrigida em uma mesma cirurgia, onde o método utilizado varia de acordo com o grau de flacidez.


Como escolher entre trocar o silicone ou explantar?

A conduta vai depender de cada caso, cada paciente em particular. Algumas mulheres ganharam ou perderam peso ao longo dos anos, e desejam uma troca de silicone, seja com aumento ou com diminuição do tamanho da prótese. O mais comum é precisar de uma mastopexia associada à troca da prótese.


Outra situação é das pacientes que desejam o explante, ou seja, querem ficar sem a prótese de silicone nas mamas. Isto é possível. As mamas sempre vão ficar menores, e o mais comum é que precise de uma mastopexia para que elas fiquem melhor esteticamente. Dependendo do tecido mamário remanescente, as mamas podem ficar de um tamanho bem proporcional ao corpo.


O desejo de explante pode ocorrer por vários fatores, que podem ser: fase de vida diferente, em que o tamanho das mamas não é mais tão importante, preocupação em precisar se submeter a uma nova cirurgia quando estiver ainda mais velha, a tão falada “contratura capsular” ou “encapsulamento”, que pode se repetir em sucessivas próteses, e que faz com que a pessoa “desista” da prótese.


Além disso, temos inúmeros outros temas que giram em torno do assunto e que podem culminar no explante, como a Síndrome ASIA, a “doença do silicone” e o “BIA-ALCL”, que já comentei em outros meios.


O mais importante na hora de escolher entre a mastopexia com troca de prótese e o explante é que a paciente tenha sempre a avaliação de um cirurgião plástico no seu caso, para que a conduta a ser tomada seja a melhor possível.


Para os casos de troca de silicone, é importante lembrar da necessidade de retornar ao seu cirurgião plástico anualmente, para que suas próteses sejam “acompanhadas”.


Dra. Léa Mara Moraes, cirurgiã plástica

CRM-PR 10.492

RQE Nº: 4410 (CIRURGIA PLÁSTICA)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


IMPORTANTE: se você deseja se submeter à alguma cirurgia plástica, lembre-se que para a sua segurança a recomendação é a de sempre procurar por médicos certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica



Comments


bottom of page