top of page
  • Dra. Léa Mara Moraes

Explante para remover implantes mamários

Atualizado: 29 de abr. de 2021

Uma pergunta muito frequente entre as mulheres é: Depois de colocar um implante mamário, posso ficar sem ele se eu quiser retirar?



Em linhas gerais, desde que o implante não tenha sido colocado por motivo de reconstrução mamária (mastectomia para câncer de mama), a resposta é sim. Isso é chamado de “explante”. O resultado, porém, será variável, pois tudo depende do tamanho e turgor das mamas.


Se a quantidade de tecido mamário restante for ainda moderado, pode-se ficar com uma mama de tamanho satisfatório. Lembrando que as mamas sempre sofrem algum grau de atrofia pela presença do implante. Com isso, mesmo que não tenha ocorrido nenhuma variação de peso, as mamas podem ficar menores e um pouco mais flácidas após alguns anos de implante.


Tendo sido feita ou não a correção da flacidez na cirurgia primária, se no momento do explante as mamas estejam mais flácidas, poderá ser necessário uma nova cirurgia para correção, a chamada mastopexia que resulta em uma cicatriz geralmente em T invertido ou âncora.

As mamas não devem, necessariamente, ficar com uma aparência caída, somente pequenas caso a paciente não apresente uma quantidade suficiente de tecido remanescente. Porém, se a paciente teve um ganho de peso ou aumento das mamas (como acontece com algumas mulheres pós menopausa), os seios podem ter um bom tamanho.


Nos casos especiais de reconstrução pós mastectomia, o explante é mais difícil. A retirada de tecidos é maior e pode ser necessária a substituição por outros tecidos do abdome ou da região das costas.


A lipoenxertia (injeção de gordura retirada através de lipoaspiração) pode ser uma opção, mas o volume obtido não é grande e geralmente é necessário mais de uma cirurgia.


O explante também pode ser necessário em casos de complicações com as próteses.


Para saber mais sobre o assunto, convido vocês a lerem meu outro texto para entender o por que de não reduzir as mamas e substituí-las por prótese.


Dúvidas? Fico à disposição para respondê-las nas redes sociais: @draleamaramoraes



Dra. Léa Mara Moraes, cirurgiã plástica

CRM-PR 10.492

RQE Nº: 4410 (CIRURGIA PLÁSTICA)

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


 

IMPORTANTE: Se você deseja se submeter à alguma cirurgia plástica, lembre-se que para a sua segurança a recomendação é a de sempre procurar por médicos certificados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

bottom of page